quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A Sociedade da Informação - Jorge Soares, José Neto e Natália Sarmento


Universidade Aberta

Mestrado em Comunicação Educacional e Multimédia

Unidade Curricular: Tecnologias de Produtos Multimédia


A Sociedade da Informação

Reconhece-se às Tecnologias da Informação e da Comunicação um papel insubstituível na aquisição de competências ao longo da vida, que se organizam em torno de quatro aprendizagens fundamentais, que se interligam e que constituem para cada indivíduo, os pilares do conhecimento:



- aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias, o que também significa, aprender a aprender, para beneficiar das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida;

- aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente, a fim de adquirir não somente uma qualificação profissional mas também competências que tornem a pessoa apta a enfrentar as mais diversas situações e a trabalhar em equipa;

- aprender a viver em comum, a fim de participar e cooperar com os outros, no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz; e, finalmente,

- aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes e que permite a cada um desenvolver melhor a sua personalidade, ganhar capacidade de autonomia, discernimento e responsabilidade.

A sociedade de informação corresponde a um duplo desafio para a democracia e para a educação. Cabe ao sistema educativo fornecer, a todos, meios para dominar a proliferação de informações, de as seleccionar e hierarquizar, com espírito crítico, preparando-os para lidarem com uma quantidade enorme de informação que poderá ser efémera e instantânea. Estará a escola preparada para vencer o desafio da democracia?

(Baseado no Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal)

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