terça-feira, 27 de abril de 2010

NetSpeak

Que tipo de riscos pode ter esta linguagem de rede na língua portuguesa padrão? - perguntou a Anabela.

Gostaria de desdobrar a resposta em duas partes: 1) a universalização da língua inglesa; 2) o desejo secreto dos jovens de comunicarem entre si sem serem percebidos pelos adultos.

1 - O NetSpeak resulta da globalização da língua inglesa, utilizando a Internet, e traduz-se simultâneamente na morte de linguagens menores. A este respeito o Ciberdúvidas refere que o inglês não representa qualquer perigo para o português, mas o próprio português constitui uma ameaça para os idiomas indígenas no Norte do Brasil.

Os glossários globais como o Internet Slang Dictionary contribuem para a universalização da língua inglesa.

2 - Creio que o maior sonho dos jovens será semelhante ao das gerações que os precederam. Que chatice que era "ligar" nos anos 70 para o telefone da namorada e ser atendido pelos pais! Havia que inventar uma desculpa para evitar que o "caso" começasse a ser comentado a partir dali ;)

Deixar hoje no FaceBook uma mensagem que todos consigam descodificar é frustrante, pois os jovens preferiram escrever mesmo numa linguagem "secreta" que os adultos não entendessem.

Assim a NetSpeak pode ser uma espécie de código inventado para as ideias serem partilhadas exclusivamente entre o grupo dos adolescentes.

Assim, quando os "Jovens utilizam escrita secreta no Facebook para despistar adultos" este fenómeno não me parece novo. Apenas me faz recordar a fruta do Pinto da Costa ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário