- Entre os agregadores como websites o mais conhecido é o http://news.google.com. Utilizando a sua linguagem, indexa os títulos, leads e imagens de numerosos órgãos de informação, e apresenta-os numa página personalizável pelo utilizador que poderá seguir os respectivos links até ao meio de comunicação que produziu a notícia, no caso de estar interessado na leitura integral dos artigos.
Jornais com menor visibilidade adquiriram assim mais leitores. Os jornais já institucionalizados apresentaram queixa contra o Google alegando que os conteúdos estariam a ser copiados. Na lógica da sociedade digital indexar é diferente de copiar e as queixas foram improcedentes.
Refira-se que os agregadores mudaram o modo como as pessoas liam os jornais, levando os leitores a escolher entre um conjunto de fontes mais diversificadas (editorsweblog.org/).
Outros agregadores populares são o http://news.yahoo.com/, o http://digg.com/, o http://www.huffingtonpost.com/, o http://www.thedailybeast.com/, o http://alltop.com/, o http://popurls.com/. - Um agregador também pode ser um leitor de feeds, que permite ler os novos posts dos sites ou blogues em o leitor se inscreveu. Um exemplo é Google Reader, mas há uma extensa lista de leitores de feeds. A ideia é poupar tempo e paciência a visitar os sites em busca de novos conteúdos quando frequentemente continuam na mesma.
domingo, 11 de abril de 2010
Aggregator
Aggregator pode ter dois significados: 1. news aggregation websit; ou 2. feed aggregator, também designado feed reader, news reader, rss reader ou simplesmente aggregator.
Etiquetas:
Aggregator,
feeds,
MDS,
RSS
Sem comentários:
Enviar um comentário