A propósito do estudo do CSCL encontrei esta tabela que compara o Ensino Tradicional com a Aprendizagem Colaborativa nas pp. 134/5 do e-book http://livroeducacaoetecnologias.blogspot.com/
Primeira observação. A distinção refere-se à aprendizagem colaborativa, sem necessidade de explicitar qualquer teoria de aprendizagem, pois o contexto em que decorrem as aprendizagens encarrega-se de fornecer aos professores as "balizas" suficientes ao enquadramento das suas actividades.
A avaliação encarada como "medição" de saberes adequava-se as ensino tradicional, em que o aluno era treinado para papaguear. Porém, não há forma de medir processos interactivos e participativos, emergindo a avaliação de carácter formativo ou de suporte como o tipo de avaliação privilegiada pela sociedade da informação. Só desde modo a gestão do processo educacional caberá aos grupos - como propõe Stahl - e o controlo da qualidade será realizado por comunidades de prática, de educadores e aprendizes.
Como avaliar quando se utilizam blogues é algo que está a ser inventado! Eu já fiz testes (e exames finais) assim como já fiz trabalhos, e já combinei as duas coisas. A experiência indica-me que a melhor avaliação dos alunos é aquela que recorre a mais instrumentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário